Saiba como nos visitar!

Primeira Infância

Proposta Pedagógica

 

As crianças precisam de atenção e de estímulos o tempo inteiro. Por isso, aqui na Primeira Infância, seguimos as metodologias sociointeracionista e construtivista, que visam estimular a criança na busca da aprendizagem, propondo desafios e usando como instrumentos materiais que se aproximam da realidade de seu dia a dia.

Oferecemos um ambiente educativo com muitas cores, espaços externos para que as crianças exercitem o movimento do corpo, o desenvolvimento da imaginação, a interação com o meio e a ampliação da linguagem e comunicação.

Nossos educadores acreditam em uma educação voltada à construção da cidadania. Por isso, nossa proposta pedagógica também promove a inclusão das crianças que precisam de uma atenção diferenciada para o seu desenvolvimento, partindo de uma sistemática própria para a recepção, acompanhamento e avaliação de cada uma delas e suas características únicas.

 

Saiba mais sobre as metodologias sociointeracionista e construtivista

Para estimular a criança na busca da aprendizagem por meio de desafios, a Primeira Infância usa como base os estudos dos teóricos da pedagogia Vygotsky e Piaget, que reconhecem a criança como um ser ativo, que está constantemente criando hipóteses sobre o ambiente ao redor. Cada um deles inspirou uma abordagem:


• Na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, a dimensão sociocultural da criança é enfatizada, focando em atividades em grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal.

• Na perspectiva construtivista de Piaget, a aprendizagem é organizada de acordo com as etapas do desenvolvimento mental, privilegiando atividades que levam a criança a aprender a aprender.

 

Estrutura






Nosso espaço foi pensado estrategicamente para receber as crianças com amor e carinho, pelas arquitetas especializadas em ambientes escolares Maria Cláudia Puga e Nicole Schwab.

Nosso objetivo não era apenas às normas da vigilância sanitária e dos bombeiros como também desenvolver um projeto que, por si só, conversasse com os pequenos.

O projeto foi desenvolvido e hoje a escola conta com os seguintes espaços, que são devidamente adequados para cada faixa etária e nos quais as crianças têm a autonomia e a atenção necessárias:

 

  • 11 salas de aula;
  • 3 parquinhos com piso emborrachado e brinquedos com circuito para aprimorar o desenvolvimento motor — um exclusivo para bebês, outro dedicado ao maternal e o último para as crianças maiores;
  • Espaço coberto para brincar em dias chuvosos;
  • Triciclos infantis que incentivam a mobilidade física;
  • Cultivo de árvores frutíferas que possibilita o contato com a natureza e a alimentação saudável;
  •  Berçário com espaços amplos que propiciam a mobilidade;
  • Lactário exclusivo para o preparo das mamadeiras e espaço exclusivo para mamães que amamentam.

Além disso, os espaços coloridos incentivam o desenvolvimento da criatividade e a construção do conhecimento para que cada uma das crianças possa, assim como a Primeira Infância, conquistar os seus sonhos.

A importância da Estrutura Física no berçário e pré-escola
Toda estrutura é fundamental, seja ela social, familiar, escolar, ou até mesmo na construção de um edifício.

Assim, a Escola Primeira Infância faz com que a sua estrutura física esteja em total alinhamento com os pilares que compõe a sua atuação, baseada na educação (composta pelos tijolos da referência, do futuro, da aprendizagem, do lúdico e da criatividade) e no acolhimento, que traz consigo os valores do amor, da proteção, da segurança e da humanização.

Mas, é lógico, como somente a estrutura física não é capaz de proporcionar esses valores, a equipe da Primeira Infância tem entre os seus princípios o comprometimento, a satisfação, a união e o ativismo necessários para cimentar todas essas questões e, assim, construir um futuro melhor.

CONFIRA TODAS AS TURMAS DISPONÍVEIS