Saiba como nos visitar!

Blog

Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

2 de junho de 2020

Por ser considerado um dos principais desafios para o século XXI, o combate a obesidade mórbida infantil ganhou uma data: dia 03 de junho é mundialmente dedicado a reflexões sobre o assunto… Por isso, hoje convidamos nossa nutricionista, Nani Culubret para falar a respeito. Confira:

Em uma sociedade cujo substrato é a estética, a figura do vencedor e que valoriza a aquisição de bens, ser diferente é comprar uma passagem para o sofrimento. Nunca, em nenhum outro tempo, o jovem foi tão pressionado para a busca incessante da perfeição; mas independentemente das questões estéticas, um problema maior e mais abrangente se propaga: a obesidade infantil.
Assim como no adulto, essa realidade está acometendo cada vez mais crianças e adolescentes, que no Brasil cresceu 240% nos últimos 20 anos. São cerca de 6,7 milhões de crianças e adolescentes obesos no País, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Estudo recente aponta que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e adolescentes obesos, têm 89% de chance de serem adultos obesos. A consequência de obesidade na infância para a vida adulta é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem matar precocemente no período de grande produtividade na fase adulta.
A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.

CRIANÇA NÃO FAZ DIETA! VAMOS FALAR DE PREVENÇÃO E NÃO “COMBATE”.

COMO OS PAIS DEVEM AJUDAR?

“Limpa o prato ou não sai da mesa!”, “Só mais três colheradas!”, “Se comer tudo ganha um presente!”.

Ao fazer essas imposições às crianças, o que acontece é que os pais estão interferindo na oportunidade de autoconhecimento dos filhos em entenderem os limites e os mecanismos de fome e saciedade do seu organismo.
Aos pais, que sirvam de bons exemplos para os filhos! Esta é uma herança que não depende da sociedade, mas do equilíbrio e do bom-senso. Que a família assuma seu papel de grande educadora em meio propício ao desenvolvimento da mente, moral e corpo saudáveis.
A obesidade infantil é fato e deve ser evitada e tratada com seriedade. Para orientações individualizadas é importante a ajuda de um nutricionista.

Reference: Golden N, Schneider M, Wood C (2016).  Preventing Obesity and Eating Disorders in Adolescents. Pediatrics: published online August 22, 2016.

Nani Culubret
Nutricionista CRN8/683